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PROJETO NOAISMO INFO (Noaísmo: a Fé Original da humanidade)

“O Projeto Noaísmo Info (o Site e sua Comunidade Virtual) é reconhecido, aprovado e recomendado pela organização Ask Noah International (Asknoah.org), que se dedica a promover o aprendizado e a observância dos Sete Mandamentos da Torá para todos os Filhos de Noá (os “Bnei Noach”, em hebraico).” — Rabi Dr. Michael Schulman, diretor da Ask Noah International e de asknoah.org.

 

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Você já ouviu falar nas Sete Leis de Noé* (também chamadas: Sete Leis dos Filhos de Noé — querendo dizer, para os Descendentes de Noé —, Sete Leis Universais, Sete Leis do Pacto do Arco-íris, Sete Leis Noaicas, Sete Leis Noaíticas)?

 


* Erroneamente chamada Sete Leis Noéticas. Você pode observar que se você colocar no Google, sete leis noeticas, ele lhe apresentará Leis de Noé. Isso acontece porque a palavra noética e noético nada tem a ver com Noé e com os descendentes de Noé (os noaítas*, ou no hebraico: Bnei Noach — lê-se Benêi Nôa[rr]) ou com as mitsvót (Leis Divinas) universais. O correto é Sete Leis Noaíticas ou Mandamentos Noaíticos.

* Também erroneamente chamado noéticos.

Significado da palavra noetic ou noético (noética)

 

Noético em um dicionário.
Nada a ver com Noé.

 

Veja também:

http://etimologias.dechile.net/?noe.tico  (em espanhol)


 

Então aprenda sobre elas baixando o PDF

As Sete Leis de Noé__O Movimento Bnei Noach__A Espiritualidade dos não-judeus

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Judaísmo

Quais as diferenças entre rabi, rambam, rebe?

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Perguntas & Respostas

 

Pergunta:
Quais as diferenças entre rabi, rambam, rebe?

 

Resposta:
A palavra “rabino” vem do hebraico “rabênu” que significa “nosso professor” ou “nosso mestre”. Enquanto isso, “rabi” significa “meu professor” ou “meu mestre”.

O hebraico “rabi” na pronúncia ídiche é “rebe”. Portanto, “rabi” em hebraico é “rebe” em ídiche, e, obviamente, ambos tem o mesmo significado. Porém, atualmente, rebe é o nome que se dá ao líder de um movimento chassídico (o “ch” tem som de “RR”).

Rambám é uma pessoa específica. Trata-se do Rabi Moshé ben Maimón (pronuncia-se Moché) (1135-1204), também conhecido simplesmente como Maimônides. Portanto, Rambám é o acróstico de ou o acrônimo para Rabi Moshé ben Maimón.

 

(Falando em Rambám, não podemos nos esquecer de que também há o Rambán e não podemos confundi-los.
Como vimos, há o RambáM — com m no final — e há o RambáN — com n no final.
Rambán é uma pessoa específica. Rambán é o acróstico de ou o acrônimo para Rabi Moshé ben Nachmán (1194-1270), também conhecido simplesmente como Nachmânides.)

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7 Leis/Laws/Leyes, A Fé da Torá (Judaica/Noaítica), Bnei Noach, Judaísmo, Vídeo

O coronavírus e a Torá (A Palavra) de D’us

A Fé Original: Noaismo.info

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Nesse incrível vídeo, o Rabi Eliahu Hasky explica o que é o coronavírus e como ele surgiu e também qual Recado O CRIADOR da humanidade está querendo passar para ela com esse acontecimento.

O Rabi fala das Sete Leis de Noé da Torá para todos os não-judeus do mundo. Você já as conhece? Sabe do que elas tratam? Quer aprender sobre elas? Acesse e estude as seguintes matérias:

 

E para ficar familiarizado(a) com as palavras utilizadas neste Site, veja

https://a-fe-original–noaismo.info/2019/04/12/dicionario-do-noaismo/

 

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Bnei Noach, Comunidade Virtual do Movimento Bnei Noach no Brasil: Projeto Noaismo Info (endossada pela Ask Noah)

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Reconhecido, aprovado e recomendado pela Organização Ask Noah International, o Projeto Bnei Noach: “Noaísmo: a Fé Original da humanidade” (o site: a-fe-original–noaismo.info), em homenagem ao Rebe, pelos seus 70 anos de liderança, comunica a criação da Comunidade Virtual do Movimento Bnei Noach no Brasil.

 

Veja:

https://a-fe-original–noaismo.info/comunidade-virtual-do-movimento-bnei-noach-no-brasil-projeto-noaismo-info/

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Bnei Noach, Perguntas & Respostas (e Guia Bnei Noach)

Bnei Noach pode usar tsitsit e kipá?

A Fé Original: Noaismo.info

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Perguntas & Respostas

 

Pergunta:

Rabi, sou Bnei Noach, posso usar tsitsit e quipá?

 

Resposta:

Não, você deve se concentrar especificamente nas sete mitsvót.

Por Rabinos da Hidabroot Brasil (Organização mundial Hidabroot, a maior Rede de Televisão Judaica do mundo (sede em Israel))

 

Veja mais em:

https://a-fe-original–noaismo.info/2017/11/23/os-noaitas-e-o-talit-tsitsit/

https://a-fe-original–noaismo.info/2015/11/14/os-noaitas-e-o-uso-da-kipa/

 

A Organização mundial JUDAICA Hidabroot (ou, Hidabrut) tem como fundador e presidente o Rabi Zamir Cohen (autor, por exemplo, de A Revolução Iminente: A Ciência Descobre as Verdades Bíblicas), produtor do primeiro canal de televisão judaica ortodoxa do seu tipo.

 

“Esse é o nosso objetivo (da Hidabroot) — conectar o povo judeu à Torá e com o nosso PAI CELESTIAL.
Todo mundo (i.e., todo judeu) tem de ser um sheliach. Parte de nossa responsabilidade para com o nosso próximo é aproximá-lo da Torá. Noach foi criticado por ser um tsadíc privado. Em vez de ensinar as pessoas sobre o ONIPOTENTE onde quer que ele fosse, como Avraham, ele esperou que as pessoas viessem até ele.”
— Rabi Zamir Cohen.

 

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Bnei Noach, Judaísmo, Perguntas & Respostas (e Guia Bnei Noach)

A Torá permite casar judeu com não-judeu?

A Fé Original: Noaismo.info

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Perguntas & Respostas

 

A Torá permite casar judeu com não-judeu?

 

Resposta por Rabino Eliahu Hasky.

 

O Rabino Eliahu Hasky é o fundador do Projeto JUDAICO (direcionado para os judeus) Torah Com Você (do qual não-judeus também podem se beneficiar muito).

Para conhecer mais o Rabino Eliahu Hasky, veja

http://glorinhacohen.com.br/?p=48157

 

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Bnei Noach, Judaísmo

Frase: A verdadeira proximidade de D-us…

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Frase

“A verdadeira proximidade de D-us é quando a pessoa não considera os benefícios que ela vai ganhar observando a Torá e as mitsvót, mas simplesmente ela quer estar perto de D-us como uma meta em si mesma.”
— Rabi Menachem Mendel Schneerson, o Rebe
(Líder espiritual da geração)

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Judaísmo

Mensagem do Rebe para todos os judeus

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Mensagem do Rebe para todos os judeus

 

Uma Mensagem do Rebe sobre a segunda-feira, 6 de Janeiro, declarada pelo American Jewish Committee (AJC) como o “Jewish Pride Day” (Dia do Orgulho Judaico).

 

Das Cartas e Discursos do Rebe
(Rabi Menachem Mendel Schneerson)

 

Para os Filhos e Filhas de nosso Povo Israel, Em todos os lugares,
D-us abençoe todos vocês!

 

Ainda estamos no Galút (Exílio), quando “as trevas cobrem a terra”, porque a luz da Torá (Or) — a verdadeira luz que se encontra apenas na Torá (“não há luz senão a Torá”) — não tem irradiado de forma plena e abrangente o mundo e seus assuntos cotidianos, o que se reflete também na sua atitude, por vezes até nas suas ações, para com os judeus; e entre alguns judeus — na sua atitude para com a judaicidade.

Ambos os aspectos estão interrelacionados. Pois, como tem sido frequentemente apontado, quando os judeus, como indivíduos ou como grupo, aderem orgulhosamente a sua judaicidade e a demostram — essa é também a maneira que lhes granjeia o respeito do mundo gentio e uma atitude simpática e prestativa.

Além do essencial, que ao aderir a judaicidade na prática real de aprender Torá e fazer Mitsvót [Mandamentos Divinos] — diminuindo assim até eliminar por completo a única causa do Galút (como afirmamos claramente em nossa oração: “Mipnei chataênu galínu meartsênu – Por causa dos nossos pecados fomos exilados da nossa terra”) — o Galút é encurtado e finalmente encerrado pela verdadeira e completa Gueulá (Redenção) através do Mashíach Tsidkênu.

O fato de ainda estar no Galút não pode nem deve impedir que a vida do judeu, onde quer que ele viva, esteja iluminada em todos os seus aspectos pela luz da Torá e Mitsvót. E ao intensificar esta luz em sua vida cotidiana, o judeu também acelera a Gueulá e mais cedo recebe Mashíach Tsidkênu.

Somos um povo que depende de milagres e, de fato, toda a nossa existência como uma pequena nação em um mundo hostil também não é nada menos que um milagre. E aqui vem o fator adicional, que é também uma de nossas crenças fundamentais e princípios básicos de nossa Torá: Bitachón (confiança) em D-us, a verdadeira e absoluta Bitachón NAQUELE que é O MESTRE de todo o universo, cuja Divina Providência se estende a todos e a cada um individualmente, e especificamente, e em detalhes, [como] todos os judeus proclamam: “Shemá Yisrael – Ouça, ó Israel, Hashém é nosso D-us, Hashém é UM SÓ. Bendito seja o NOME glorioso de D-us no Seu reino para todo o sempre. Hashém ELE é O D-us!”

A Bitachón, cuja base é a crença simples de todo judeu — já que todos os judeus são “crentes filhos de crentes” que herdaram esta crença do nosso Pai Avrahám, o Pai dos Crentes —, une e unifica todos os judeus. Além disso, esta crença é a mesma em todos os judeus, em todas as dez categorias nas quais os judeus são classificados pela Torá, desde “os líderes de suas tribos” “até seus carregadores de água”, ainda que em todos os outros aspectos eles difiram e ao extremo [Deutoronômio 29:9-10].

A coisa prática que os judeus em todos os lugares podem fazer para ajudar a situação atual — algo que é lamentavelmente ignorado —, é que cada judeu deve fortalecer a missão especial que todo judeu recebeu de D-us, O UM SÓ D-us, em Sua única e singular Torá, que é eterna e imutável — [fortalecer] seus laços com a Torá do Sinai, quando D-us nos fez o “povo escolhido”, o povo eterno que é composto de todas as gerações de judeus até o fim dos tempos —, [e] é certo que D-us proporciona a cada judeu a capacidade de realizá-la na vida cotidiana real, em ações, palavras e até mesmo em pensamentos. A unidade dos judeus com D-us é fortalecida quando mais judeus estudam mais Torá. Isto também é algo do qual não precisamos nos envergonhar, pois, ao contrário daqueles que entendem ou deturpam isto em termos de privilégios que cheiram a chauvinismo, esta escolha [de D-us pelo povo judeu] é principalmente uma questão de dever e obrigação de ser um povo modelo para o mundo inteiro imitar, um povo em que o espiritual tem prioridade sobre o material, a alma sobre o corpo, um povo destinado a ser “uma luz para as nações” (Isaías 42:6, etc.). É este tipo de vida e conduta que a Torá descreve que também estimula o pensamento correto e a perspectiva adequada da vida. É este tipo de vida que também fortalece a autoconfiança de cada judeu onde quer que ele esteja, e lhe permite eliminar qualquer complexo de inferioridade e a prontidão para ser impressionado por um não-judeu, ou por uma idéia que vem de um não-judeu, ou por uma ideologia não-judaica. É triste, de fato, quando, em vez de serem um modelo e um exemplo vivo de um modo de vida mais espiritual e moral[*] para os não judeus imitarem[*], alguns judeus caem sobre si mesmos para imitar não-judeus, rejeitando a Torá Judaica e a tradição judaica, etc.

 

* Sobre os rituais do Judaísmo, o Rabi Aryeh Kaplan explica:
“As leis rituais (Mitsvót Edót da Torá) não têm base moral. As leis rituais incluem tudo o que foi dado para os judeus em particular (shabát, tsitsít, talít, mezuzá, micvê, taaniót (dias de jejum), cashrút, etc.) e não para todos os povos.”

 

Todo aumento em judaicidade, Torá e Mitsvót, aumenta grandemente as bênçãos de D-us para todas as necessidades pessoais, tanto para a vida do corpo quanto para a vida da alma. Além disso, cada judeu deve difundir Torá e judaicidade — para todos os judeus; e para todas as pessoas, as Sete Leis Noaíticas que se aplicam a elas.

Esta é uma área onde todo judeu, homem ou mulher, jovem ou velho, tanto na Terra Santa quanto na diáspora, pode e tem o dever de fazer alguma coisa: fazer tudo o que for possível para fortalecer a verdadeira educação judaica da Torá — nossa Torá, chamada Torá da Vida (Torat Chayím) — porque é o guia dos judeus na vida — e também Torá da Verdade (Torat Emét) — porque é a Verdade —, pois a força judaica reside na luz da Torá e Mitsvót, com a qual eles não apenas iluminam sua própria vida, mas também iluminam as trevas do mundo — esta é a melhor maneira de evitar guerras, não apenas grandes guerras, mas até mesmo guerras de atrito.

De agora em diante todos os judeus devem se comportar com o “orgulho de Iaacóv”. D-us está com todos os judeus.

 

Assinado: M. Schneerson/

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Traduzido do inglês por Noaismo.info: © Noaismo.info

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