O que é Bnei Noach? Parte 2

A Fé Original: Noaismo.info

O Site de Bnei Noach do Brasil

 

B”H

 

O que é Bnei Noach? Parte 2

 

● O que é Bnei Noach?

● O que é o Movimento Bnei Noach?

● O que são Leis Universais, ou, o que são Leis de Noé?

● Como tornar-se um Bnei Noach?

 

O que D’us espera de nós?
Qual é a Vontade de D’us para a humanidade?
Qual é a forma certa de servir D’us?

 

O Caminho Bíblico dos Não-judeus

 


Para que a humanidade exista em harmonia, devemos escutar A VOZ que Noá escutou depois do dilúvio.

Temos de aceitar que existe um conjunto de valores absolutos estabelecidos pelo CRIADOR do mundo, valores com os quais não se brinca, valores que não podem ser adaptados à nossa conveniência.

Valores além das mentes subjetivas dos homens.

— Rabi Tzví Freeman (do Chabad)


 

(Atenção:
Nas palavras transliteradas, o “ch” tem som de “RR”: Nôach; Chabád.)

 

Por Chabad.org

 

As sete coisas que D’us espera de cada pessoa

Cada pessoa tem sua língua, sua cultura e seu modo de levar uma boa vida. Ainda assim, há sete coisas que todos nós devemos fazer, sem importar quem somos ou de onde viemos. Sem estas sete coisas, seria impossível toda a humanidade viver junta em harmonia.

Estas são as sete coisas que O PRÓPRIO MESTRE do Céu e da Terra ordenou a Adám e Noá, ancestrais de todos os seres humanos. São regras universais para todos os tempos, pessoas e lugares. A lógica humana, por si só, simplesmente não pode formular um sistema de ética e moralidade que seja universalmente aceitável e vinculante.

Se nós tivéssemos de cumprir estas regras só porque elas fazem sentido para nós, então mudaríamo-las de acordo com nossa conveniência. Nós seríamos nosso próprio deus.

As leis feitas pelos humanos podem mudar de acordo com as circunstâncias, mas as leis feitas pelo D’us INFINITO são eternas e imutáveis, tal como ELE é eterno e imutável. Estas leis divinas — mitsvót, em hebraico — universais são chamadas de ou conhecidas como Leis de Noé (ou Leis dos Filhos de Noé, ou Leis Noaicas, ou Leis Noaíticas, ou Leis de Bnei Noach).

 

Por que as Leis de Noé São Especialmente Importantes Hoje em Dia?

Hoje estamos prestes a presenciar uma mudança de era, para um tempo em que finalmente poderemos viver juntos em paz e em um mundo cheio de sabedoria divina. Aqueles que cumprem estas regras básicas terão um lugar nesse mundo, já que, definitivamente, contribuíram para torná-lo possível.

O mundo inteiro está aqui para servir — e, no final, realmente vai — O D’us INFINITO — um propósito que precisa ser perseguido ativamente para que se concretize.

 

Onde Estão Registradas as Leis de Noé?

A Torá contém as instruções de D’us para toda a humanidade, e o povo judeu, o Povo da Torá, está ordenado a servir como “luz para as nações”.

Ainda que estes ensinamentos foram escritos nos textos sagrados judaicos, durante muitos séculos os judeus não puderam divulgá-los entre as pessoas com as quais conviviam. Mas nos últimos tempos, o principal rabino do povo judeu no século XX, o Rabi Menachem Mendel Schneerson — o Rebe — de abençoada memória, encorajou os judeus a divulgarem estes ensinamentos para que todo o mundo estivesse preparado para os tempos de paz e sabedoria que rapidamente se aproximam.

Em 1983, o Rebe lançou a campanha das “Sete Mitsvót para os Filhos de Noé” — as instruções que foram divinamente ordenadas para os não-judeus —, reativando a responsabilidade do povo judeu de ensinar e disseminar os princípios universais de fé e de comportamento ético para toda a humanidade.

O não-judeu, embora familiarizado com os Dez Mandamentos, nunca tinha ouvido falar das Sete Leis de Noá. No entanto, agora, apenas alguns anos após o lançamento da campanha, cada vez mais pessoas em todo o mundo estão assumindo sobre si as Leis de Noá.

 

Quais São as Sete Leis de Noé?

Estas são as sete coisas que D’us quer de cada pessoa, tal como se encontram nos antigos textos judaicos:

 

1. Creia na Divindade Onipotente que criou e dirige toda a existência.
Não profane a unicidade de D’us de modo algum.
Devemos reconhecer que há um só D’us que SE preocupa com o que estamos fazendo e deseja que cuidemos de Seu mundo.

 

2. Não amaldiçoe O TEU CRIADOR.
Não importa quão irritados estejamos, não devemos descontar verbalmente no CRIADOR.

 

3. Não mate.
O valor da vida humana não pode ser medido. Destruir uma simples vida humana é destruir um mundo inteiro, já que, para essa pessoa, o mundo deixou de existir. Segue-se que, ao cuidar de uma única vida humana, estamos cuidando de um universo inteiro.

 

4. Não coma nenhum membro de um animal vivo
— isto é, não o mastigue ou o engula vivo, e, não morda ou corte um pedaço dele enquanto ele ainda está vivo.
A maioria das autoridades estende esta lei para não comece a cozinhá-lo enquanto ele ainda está vivo, como é feito com lagostas e alguns crustáceos —.
Respeite a vida de todas as criaturas de D’us. Como seres conscientes, temos o dever de não causar dor indevida a outras criaturas.

 

5. Não roube.
Quaisquer que sejam os benefícios que recebamos neste mundo, devemos nos certificar de que não provenham injustamente de outra pessoa.

 

6. Contróle e sublime a libido humana.
O incesto, o estupro, as relações homossexuais e o adultério são proibidos. A unidade da família é a base da sociedade humana. A sexualidade é a fonte da vida e, portanto, não há nada mais sagrado do que o ato sexual. Mas para fins impróprios, nada pode ser mais degradante e destrutivo para o ser humano.

 

7. Estabeleça tribunais e garanta a justiça em nosso mundo.
Com cada pequeno ato de justiça, nós restauramos a harmonia em nosso mundo e sincronizamo-lo com a ordem suprema. Por isso devemos respeitar as leis estabelecidas por nosso governo, para cuidar da estabilidade e da harmonia de nosso país.

 

Por que Estas Leis São Chamadas Leis de Noé?

Estas são chamadas Leis de Noé (ou Leis dos Filhos de Noé) porque são a herança da humanidade desde nossos ancestrais mais antigos. (Noá, sua esposa Naamá, e a família deles, sobreviveram ao Grande Dilúvio. Após deixarem a arca, D’us fez um pacto eterno com eles (que, naquele momento, eram toda a humanidade) e a descendência deles entregando-lhes este conjunto de leis.) Como toda a humanidade descende de Noá, então, todas as pessoas hoje são Filhas (Descendentes) de Noá — em hebraico, Bnei Nôach.

A tradição judaica diz que seis destas leis foram dadas ao primeiro ser humano, Adám. Uma sétima lei, a proibição de comer o membro de um animal vivo, foi dada a Noá quando a humanidade foi autorizada a consumir carne.

 

Mais Leis de Noé

Estes sete princípios são gerais. Muitos outros ensinamentos, todos intuitivos para a mente humana reta, se ramificam a partir destes.

Alguns são: a prática da caridade e de atos de bondade, a honra e o respeito aos pais, a oração a D’us e a contemplação de SUA sabedoria e grandeza.

Isto também significa que não devemos agir com imprudência quanto à magnífica criação cuja administração nos têm sido confiada.

 

Quem Cumpre as Leis de Noé?

Ninguém precisa se converter a alguma religião ou se associar com alguma igreja ou templo para seguir estes princípios e leis. Mas é importante respeitá-los porque isto é o que O D’us INFINITO deseja de cada um de nós e não apenas porque são regras sábias e boas. Quem quer que guarde estas regras básicas por essa razão (porque foi O PRÓPRIO CRIADOR QUEM as entregou para toda a humanidade por meio de Adám e Noá, e as registrou em SUA Torá) — independentemente de sua cor, nacionalidade ou cultura — é considerado uma pessoa justa e lhe é concedida a vida eterna ao deixar este mundo.

 

Por Chabad.org (e Jabad)

 

© Chabad.org/© Jabad.com

Traduzido do inglês e do espanhol por Noaismo.info. © 2015-2019 Noaismo.info

https://a-fe-original–noaismo.info/copyright/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.