Curso Bnei Noach parte 21: ESPECIAL DE YOM KIPUR

O PROJETO NOAÍSMO INFO APRESENTA

 

MINI CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO TEMA DE BNEI NOACH

 

Idealizado por Projeto Noaísmo Info
Seleção, Organização, Edição: Proj. Noaismo Info

(Veja as palavras do próprio Rav Shimshon Bisker, de Israel, o Rabino Consultor do Projeto Noaísmo Info, sobre o trabalho do Proj. Noaismo Info em:
ABERTURA DO CURSO SOBRE BNEI NOACH)

 

BNEI NOACH: VIGÉSIMA PRIMEIRA PARTE — ESPECIAL —, IÓM KIPÚR  UMA MENSAGEM EXCLUSIVA DO RABINO CONSULTOR DO PROJETO NOAISMO INFO, O RAV SHIMSHON BISKER, DE ISRAEL, PARA O MINI CURSO VIRTUAL GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO TEMA DE BNEI NOACH

Por Rav Shimshon Bisker

 

Shalom para todos os Bnei-Noach!

O dia de Yom Kipur é um dia especial.

Yom Kipur significa literalmente ‘Dia da expiação’, também conhecido como ‘o dia do perdão’.

Apesar do noaíta (ben-Noach) não ser obrigado a cumprir com todas as Leis deste Dia que comprometem o Povo de Israel como jejuar, não usar sapatos de couro etc., de toda forma pode aproveitar muito das influências deste dia.

Em um curto período a pessoa tem a chance de se livrar de muitas sentenças.

O objetivo principal da cobrança Divina é a nível de consciência, isto é, para que a pessoa adquira a consciência da gravidade de agir contra a Vontade de Hashem e do mérito que é poder cumprir a SUA Vontade. Portanto, o principal de uma retificação é a consciência de ter agido de forma errada e arrepender-se, fazer a confissão para Hashem e receber sobre si não voltar a agir dessa maneira. Nota: Caso a transgressão tenha afetado uma outra pessoa, também é imprescindível pedir-lhe desculpas e, quando necessário, reparar-lhe o dano ou furto.

Em vários tipos de transgressões, mesmo após o arrependimento, a sua influência, todavia, permanece pendente até chegar o dia de Yom Kipur, pois neste dia rege a força de limpeza espiritual para a expiação das transgressões. O tema é longo e complexo, porém, esta é a idéia de forma genérica.

Além disso, sabemos que em Rosh Ha’shaná é iniciado o processo que determina como será o ano de cada um, e, em Yom Kipur, o processo é encerrado e selado.

Importante frisar que vários acontecimentos fixados para o ano que está entrando são condicionais. Isto é, dependerá da conduta da pessoa. Contudo, a função e as possibilidades de como se desenvolverá o ano de cada um é determinado neste período. Também a saúde, longevidade, qualidade de vida, satisfação, sustento e nível social, tudo isso é decidido nestes dias.

Portanto, é importante em Yom Kipur se preocupar em arrepender-se dos erros e transgressões, fazer confissão e rezar para Hashem. Somente gostaria de frisar que as rezas de Yom Kipur são longas, contudo, todas essas rezas foram estabelecidas de forma obrigatória apenas para os integrantes de Israel. Um ben-Noach (noaíta) pode rezar as partes que lhe tocam mais no coração ou em sua situação. Além disso, há o Machzor Bnei Noach de Yom Kipur em PDF gratuito. Eu revisei esse Guia desenvolvido pelo Projeto Noaismo Info que preparou uma sugestão de rezas selecionadas das orações originais judaicas que pode ajudar àqueles que desejam proferir um sistema de rezas mais organizado. Entretanto, aconselho também que cada um reze com as suas próprias palavras para expressar com todo o coração os seus sentimentos para O ONIPOTENTE e aproveite também das rezas fixas de acordo com a necessidade.

Desejo a expiação e um ano repleto de realizações e alegria para todo verdadeiro ben-Noach!

Tudo de bom,
Shimshon Bisker

 

O Projeto Noaismo Info agradece imensamente ao Rav Shimshon Bisker pela generosidade em nos dispor esse texto exclusivo.

 

Saiba mais sobre a Festividade de Yom Kipur em:
Guia de Introdução de Rósh Hashaná e Yom Kipúr para Bnei Noach (EXPLICAÇÃO SOBRE AS DATAS)

A explicação sobre se Bnei Noach podem ou não jejuar por meio período do dia encontra-se no próprio Machzor Bnei Noach.

 

O Yom Kipur de 2021 começa ao pôr do sol de quarta-feira, 15 de Setembro, e termina ao anoitecer de quinta-feira, 16 de Setembro.

Bom YOM KIPUR para todos!

Baixe o Machzór (livro de rezas) Bnei Noach para Rosh Hashaná e Yom Kipur em PDF gratuito, revisado, aprovado e recomendado pelo Rav Shimshon Bisker, de Israel, em

Machzor Bnei Noach — Guia Bnei Noach de Bênçãos e Orações do Rosh Hashaná e do Yom Kipur

Apesar do Sidur para a Comunidade Bnei Noach estar disponibilizado aqui no Curso, na parte 9, contendo orações para os dias festivos judaicos, esses não incluem o Ióm Kipúr. Pode ser usado, pode. Mas há o livro de rezas próprio da Festividade de Ióm Kipúr, que é muito mais congruente com esta ocasião.

 

Observação: para quem ainda não sabe, a partir deste ano, o Estado de São Paulo passa a celebrar, em seu calendário oficial, o Yom Kipur (Dia do Perdão), sancionado em 14/4 (Diário Oficial) pelo governo de São Paulo:

“Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º – Fica incluído no Calendário Oficial do Estado o Dia do Perdão – Yom Kippur, a ser realizado no 10º (décimo) dia, a partir do Rosh Hashaná, primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico [ou bíblico].
Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 13 de abril de 2021
JOÃO DORIA.”

 

(O curso prossegue na próxima parte.)

 

Por Rav Shimshon Bisker (especialmente para o Curso Bnei Noach do Projeto Noaísmo Info)

© Rav Shimshon Bisker
© Projeto Noaismo Info

 

Clique aqui ⇒ Bnei Noach parte 20: Especial Crianças 2 (NOVO LIVRO)
Clique aqui
 ⇒
Bnei Noach 22

Em memória de todas as vítimas do atentado de 11/9 nos EUA.

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Projeto Noaismo Info (Site Bnei Noach)