Curso Bnei Noach parte 19: ESPECIAL DE ROSH HASHANÁ 2

O PROJETO NOAÍSMO INFO APRESENTA

 

MINI CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO TEMA DE BNEI NOACH

 

Idealizado por Projeto Noaísmo Info
Seleção, Organização, Edição: Proj. Noaismo Info

(Veja as palavras do próprio Rav Shimshon Bisker, de Israel, o Rabino Consultor do Projeto Noaísmo Info, sobre o trabalho do Proj. Noaismo Info em:
ABERTURA DO CURSO SOBRE BNEI NOACH)

 

 

BNEI NOACH: DÉCIMA NONA PARTE — ESPECIAL —, ROSH HASHANÁ 2 UMA TRADUÇÃO EXCLUSIVA FEITA PELO PROJETO NOAISMO INFO PARA O CURSO BNEI NOACH E UMA TRADUÇÃO EXCLUSIVA FEITA PELO PROJETO NOAISMO INFO PARA A ORGANIZAÇÃO ASK NOAH INTERNATIONAL

 

Primeira Tradução

Tradução Exclusiva do Projeto Noaismo Info para o próprio Mini Curso Virtual Gratuito de Introdução ao Tema de Bnei Noach

 

Que Você seja Inscrito e Selado para um Bom Ano

Nem todas as preces se encontram no sidur (livro de rezas). Desejar o bem a alguém é na verdade uma prece para que D’US conceda esse desejo, e essa é uma prece tão válida quanto qualquer parte formal da liturgia.

O Talmud diz: “Não desconsidere a bênção de uma pessoa comum” (Berachot 7a).

Um dos propósitos da oração é que o ser humano tenha uma relação mais íntima com D’US. Desejar o bem a outra pessoa é uma maneira de se aproximar mais de D’US. O Báal Shem Tov disse que amar outra pessoa é a verdadeira maneira de amar D’US.

O Talmud declara: “Se uma pessoa orasse o dia inteiro!” (Berajot 21a) Certamente nós podemos nos envolver com a oração durante grande parte do dia: “Que D’US o abençoe!” “Fique bem!” “Boa saúde!” “Mazal tov! (Boa sorte!)”

Todos estes e muitos outros são preces. No entanto, o essencial da oração é que ela seja feita com kavaná (concentração), ou seja, que os nossos bons desejos aos outros sejam sinceros e significativos. Então estaremos orando grande parte do dia.

Que você seja inscrito(a) e selado(a) para um bom ano (saudações feitas na Entrada de Rosh Hashaná).

Como dissemos acima, as saudações são preces. Quando queremos alguém bem, estamos essencialmente orando para que D’US o abençoe com tudo o que é bom.

No decorrer do ano, quando estamos preocupados com nossos negócios ou atividades sociais, podemos nos tornar muito competitivos e acreditar que podemos obter lucro ou prestígio ao reivindicar os nossos direitos…

Em Rósh Hashaná, quando estamos em julgamento diante de D’US, a verdade pode nos fazer perceber que não é nossa reivindicação que nos trará riqueza ou fama e sim que é apenas o que D’US nos decreta que é o que nos acontecerá. Assim sendo, nós podemos abandonar nossa competitividade, e nos relacionar com nossos semelhantes com compaixão e bondade. Então, as nossas saudações podem sim ser sinceras e constituir uma oração.

 

Texto exclusivo em espanhol. Direitos reservados do autor em Jabad.org. Tradução exclusiva em português. Direitos reservados do tradutor em Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info.

© Jabad.org e Projeto Noaismo Info

 

Primeiramente, antes de tratarmos da Segunda Tradução Exclusiva, se você quer saber mais detalhes sobre Bnei Noach e Rosh Hashaná e Bnei Noach e Yom Kipur, acesse a página da Organização Internacional Ask Noah:

Preparação para Rosh Hashaná,

que já está em português, tendo sido traduzida pelo Projeto Noaismo Info. Nela há também a Oração do Arrependido.

 

E para quem ainda não leu, o nosso querido Rav, o Rabino Consultor do Projeto Noaísmo Info, Shimshon Bisker, de Israel, nos enviou, para todos nós Bnei Noach brasileiros, uma mensagem exclusiva de Rosh Hashaná. Acesse a parte anterior do Curso (parte 18).

Lembrando que há o PDF gratuito do livro de rezas do Rosh Hashaná (Novo Ano Bíblico) para a Comunidade Bnei Noach do Brasil, revisado, aprovado e recomendado pelo Rav Shimshon Bisker.
Apesar do Sidur para a Comunidade Bnei Noach estar disponibilizado aqui no Curso, na parte 9, contendo orações para os dias festivos judaicos, esses não incluem o Rosh Hashaná. Pode ser usado, pode. Mas há o livro de rezas próprio da Festividade de Rosh Hashaná, que é muito mais congruente com esta ocasião.
Baixe-o, para usá-lo a partir do anoitecer de amanhã (segunda, 06/9/21) até o anoitecer de quarta (08/9/21) — o próprio livro explica todo o procedimento da celebração — em:
Livro de Rezas, Machzor, do Novo Ano Bíblico (Rosh Hashaná) para a Comunidade Bnei Noach do Brasil, revisado, aprovado e recomendado pelo Rav Shimshon Bisker, de Israel.
E leia a seção dos alimentos simbólicos o quanto antes para poder se preparar de antemão.

 

Agora sim, o Projeto Noaísmo Info tem o orgulho de anunciar aqui, dentro do Curso Bnei Noach, graças a Hashém, uma tradução exclusiva de uma mensagem para todos os Bnei Noach (e, na verdade, todas as pessoas) do mundo especialmente para esta época que estamos, próximos do dia da Festividade bíblica universal, isto é, do dia do Rosh Hashaná — o Dia do Aniversário da Humanidade, e também o Dia do Julgamento Anual de todo o universo —, adaptado das palestras do Rebe (Rabi Menachem Mendel Schneerson), tradução esta feita pelo Projeto Noaismo Info para a Organização Internacional — que reconhece, aprova e recomenda o nosso Site — Ask Noah, mais especificamente, Ask Noah International.

Rosh Hashaná: o Propósito da Criação

“Por que comemoramos a criação do ser humano e não a criação do mundo inteiro?”

“Apesar de sua singularidade, o dia 25 de Elul é eclipsado por Rosh Hashaná.”

“D’US criou o mundo porque ELE “desejou uma morada nos mundos inferiores”.”

[O ser humano] também recebeu o potencial de inundar o mundo inteiro com a consciência da Unidade de D’US.”

“A criação do ser humano … revelou um propósito mais profundo da Criação.”

“‘O mundo inteiro se encherá do conhecimento de Hashém D’US’ será conseguido através dos esforços do ser humano.”

LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA EM
https://asknoah.org/essay/rosh-hashana-o-proposito-da-criacao?fbclid=IwAR1zokQm5z2eGik1qolSAQ0iJvrjGQZiKaNgDFANvQuV9b89H1xFNhGc4HU

 

E para as dúvidas sobre ouvir o toque do shofar, veja:

Perguntas e Respostas Especial: Bnei Noach e Rosh Hashaná (Shofar)

 

 

Sobre a Organização Ask Noah International:
Há 23 anos [desde 1998] Ask Noah International tem promovido fielmente a educação e a conscientização das Sheva Mitsvot Bnei Noach (os Sete Mandamentos dos Bnei Noach — noaítas) em todo o mundo, através de nossa forte presença online (em asknoah.org), publicações inovadoras, materiais de divulgação e uma expansão da rede de comunidades Bnei Noach locais.

Dedicamo-nos a ajudá-lo a divulgar as Sheva Mitsvot e sua mensagem de ética universal, caridade, bondade e gentileza à luz das diretrizes e ensinamentos do Rebe. Com a orientação de nossa supervisão rabínica especializada, estamos disponíveis para responder perguntas e fornecer conselhos em todas as áreas do Código Noaítico e questões de “linha de frente”, gratuitamente.

 

(O curso prossegue na próxima parte.)

 

Por Projeto Noaismo Info

© Projeto Noaismo Info

 

Clique aqui  Bnei Noach parte 18: Especial de Rosh Hashaná com mensagem exclusiva do Rav Shimshon Bisker
Clique aqui 
Bnei Noach 20 Especial Crianças 2: Um Novo Livro

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Projeto Noaismo Info (Site Bnei Noach)