Bnei Noach 3

O PROJETO NOAÍSMO INFO APRESENTA

 

MINI CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO TEMA DE BNEI NOACH

 

Idealizado por Projeto Noaísmo Info
Seleção, Organização, Edição: Proj. Noaismo Info

(Veja as palavras do próprio Rav Shimshon Bisker, de Israel, o Rabino Consultor do Projeto Noaísmo Info, sobre o trabalho do Proj. Noaismo Info em:
ABERTURA DO CURSO SOBRE BNEI NOACH)

 

BNEI NOACH: TERCEIRA PARTE

Por Moré Chaim Reisner e Rabi Dr. Michael Schulman, e, por Rabi Yosêf Bittón
Traduzido do inglês e do espanhol por Projeto Noaísmo Info

 

O QUE SIGINIFICA GENTIO JUSTO?

 

Considerando todo o ganho espiritual que será alcançado ao se tornar um gentio justo — uma pessoa que segue as Sete Leis de Noé (o “Código Noaítico”), muitas pessoas estão ansiosas para embarcar neste caminho. Mas como você começaria? Aqui estão algumas idéias sobre a melhor maneira de proceder.

Você sabia que existem dois conjuntos de Mandamentos Divinos [pois existem dois pactos Divinos, porém, não mais do que estes dois pactos] (um conjunto para os não-judeus — gentios — e outro conjunto para os judeus)? Em virtude disto, você tem de primeiro saber a resposta para a pergunta: “O que eu sou?” Se você é um gentio (ou seja, se você é nascido de uma mãe não-judia, e você não é convertido pelo procedimento tradicional da Lei da Torá para se tornar um judeu), você está pronto para começar.

Se você é judeu, você deve buscar o caminho do judaísmo tradicional tal como o ensinam os rabinos competentes¹ e tradicionalmente observadores. Se você tiver alguma dificuldade ou incerteza em saber se você é um gentio ou judeu, você deve consultar um rabino ortodoxo que tem credenciais adequadas e que também tem um entendimento correto dos Sete Mandamentos de Noé.

D’us deu os primeiros mandamentos a Adám e Havá (Adão e Eva). Estes foram repetidos a Nôach (Noá (popularmente, Noé)) após o Dilúvio, e um sétimo foi reafirmado quando D’us estabeleceu o Pacto do Arco-Celeste com Nôach e todas as criaturas do mundo. No Monte Sinai, D’US ensinou os preceitos da Torá através de Moisés, incluindo a orientação de D’US para todos os gentios observarem as 7 Leis Noaíticas. Um gentio merece receber um lugar no futuro eterno Mundo Por Vir, na Era Messiânica, por meio da observância cuidadosa e piedosa destes mandamentos universais.

Talvez você esteja se perguntando: “Em que eu vou me meter?” “Isto é para valer?” “Posso tentar por um tempo antes de me comprometer por completo?” Se você está motivado a tomar a iniciativa e descobrir mais sobre a observância das Sete Leis de Noé como um código moral divino para toda a vida, você precisará ter acesso a informações confiáveis sobre este assunto. Sugerimos que você [faça todo o Curso — O MINI CURSO GRATUITO DE INTRODUÇÃO AO TEMA DE BNEI NOACH disponibilizado, graças a D’US, pelo Projeto Noaísmo Info (Projeto este que tem “somente o interesse de proporcionar ao público dos Bnei-Noach o acesso ao conhecimento de suas obrigações diante de Hashem com entendimento” — Rav Shimshon Bisker, de Israel) — pois aqui no Curso se apresenta os Mandamentos Noaíticos (ou Noaicos) e outras tradições justas universais que são aprendidas com a Torá de Moisés. Depois disto] navegue por todo o nosso site para encontrar explicações oficialmente autorizadas sobre todos os aspectos do Código Noaítico, e muito mais. Você também pode desejar ter sua própria tradução confiável e autêntica dos 24 Livros das Escrituras Hebraicas
(a Bíblia Hebraica publicada pela Editora e Livraria Sêfer:

E-BOOK:
https://www.amazon.com.br/Bíblia-Hebraica-David-Gorodovits-ebook/dp/B077BFMBRL

Livro Físico:
https://www.sefer.com.br/tanah-completo/1/

 

A propósito, o professor Jairo Fridlin, dono da Editora e Livraria judaica Sêfer, disse sobre este site:
Achei bastante interessante tudo que vi. Belo trabalho!
Espero que os temas nele tratados se espalhem e façam florescer essa mensagem, que é universal, para muitas e muitas pessoas [] que visa trazer harmonia e paz para a humanidade. Portanto, nós da Editora e Livraria Sêfer apoiamos essa iniciativa e desejamos muito sucesso.
Um abraço fraternal, Jairo Fridlin”).

 

Se suas intenções são sinceras e você está pronto para buscar a Verdade religiosa, o próximo passo é o compromisso (dedicação) e a execução. Será muito útil você entrar em contato com outros Bnei Noach (noaítas) observadores em sua área. Note que os grupos noaíticos locais ou on-line que são aceitos como legítimos terão um ou mais Rabinos Ortodoxos observadores e confiáveis¹ como seus conselheiros espirituais e práticos sobre como manter estes Sete Mandamentos da maneira que D’US ensina em SUA Torá.

 

POR QUE SER UM GENTIO JUSTO?

 

Que diferença faz que tipo de gentio você é, e quem se importa com isso? Afinal, olhe para o caos no mundo de hoje. E olhe para todos os povos do mundo!

Um grande líder de nossa geração disse que faz diferença se você é um gentio justo — um noaíta — ou não. Isso significa alguma coisa, e alguém se importa. O Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, disse para o mundo que logo veremos a vinda do justo redentor Mashíach [lê-se Machíarr — o verdadeiro messias] (descendente do Rei David), como prometido no livro de Deuteronômio e nos livros dos Profetas. Ele exortou as pessoas em todo o mundo para se prepararem para isso, pelo fortalecimento dos seus respectivos Mandamentos Divinos. Para os gentios, ele disse que isto significa fortalecer sua compreensão e observância dos Mandamentos Divinos do Monte Sinai que se aplicam a eles, a saber, os Sete Mandamentos que foram dados para Noé e para todos os seus descendentes. Para os judeus, isto significa fortalecer sua compreensão e a observância dos Mandamentos Divinos que se aplicam a eles. Ambos os grupos de mandamentos encontram-se na Torá Escrita e na Tradição Oral Judaica, dada por D’US para Moshé (Moisés).

Com sua percepção profética, o Rebe fez um chamado urgente para todas as pessoas, que elas se reconectem com o desejo de D’US para a observância desses dois conjuntos de Mandamentos Divinos, porque ele viu e divulgou que a prometida redenção messiânica do mundo está chegando rapidamente à nossa geração! Como predito pelos Profetas Hebreus, o Messias retornará o mundo ao verdadeiro Noaitísmo — Noaísmo — e Judaísmo, ambos ensinados por D’US no Monte Sinai e transmitidos por Moisés, o Pastor Fiel. Com este chamado à ação, os judeus de todo o mundo começaram a examinar sua conduta e a maneira como viviam suas vidas, motivados em grande parte pelos dedicados emissários hassídicos que o Rebe enviou.

Referente aos gentios, o Rebe falou no início, há mais de 40 anos, para despertar todas as pessoas do mundo para as Sete Leis que D’US deu para Noé e sua família e para todas as gerações futuras. As recompensas Divinas por observar este Código Noaítico, aprender seus detalhes e encorajar sua aceitação mais ampla, são uma herança para todas as pessoas, e ela está aí para ser tomada por todos. O Rebe disse que esta reconexão espiritual do mundo se concretizará por judeus e gentios se unirem ao longo de seus respectivos caminhos espirituais designados em um espírito de bondade, benevolência e caridade. Por favor, examine seu coração e leve estas palavras a sério! Afinal, nunca se sabe de quem é a vida que você pode estar elevando.

 

[AINDA ANTES DO REBE

 

Da metade para o fim do século XIX, não havia muitos não-judeus interessados em se converter ao judaísmo, ao contrário, muitos judeus europeus se batizavam para ser aceitos na sociedade cristã. Ser judeu não acarretava nenhum privilégio. Não existia um Estado de Israel que acolhia e protegia os judeus, como existe hoje. Na Europa ser judeu também era perigoso. Recordemos que entre 1881 e 1905 houve mais de 200 progroms em Kiev, Varsóvia, Odessa e milhares de judeus foram massacrados.
No entanto, sempre existiram casos individuais, de pessoas muito bem educadas em sua própria religião, que entenderam que o judaísmo é a “religião original”, o primeiro, único e último pacto de UM POVO com D’US [o Pacto particular]. E estes indivíduos estiveram dispostos a tomar a impopular e perigosa decisão de converter-se à religião de Moshé.
Um dos casos mais célebres desta disposição à conversão ao judaísmo foi o de Aimé Pallière.

 

CUMPRINDO A TORÁ SEM SER JUDEU

 

Depois de comunicar-se por carta com o rabi Eliáhu (Elias) Benamózegh, Pallière foi encontrá-lo pessoalmente em Livorno, Itália, manifestando o seu desejo de converter-se. O rabi Benamózegh, fiel à tradição não-missionária do judaísmo, o dissuadiu da idéia da conversão, e lhe explicou que se um indivíduo não-judeu crê na Verdade da Torá e tem o desejo de fazer a vontade de D’US, basta que ele cumpra as sete Mitsvót de Benêi Noach, ou seja, os “Sete Preceitos Universais” [da Torá]. O rabi Benamózegh, que conhecia muito bem outras religiões, explicou para o jovem Pallière em sua própria linguagem, que seguindo estas leis um não-judeu obtém o que se chama nas outras fés de “sua salvação” (o que em hebraico é chaié haolám habá, a vida no mundo por vir).

 

[O PRIMEIRO BEN-NOACH (NOAÍTA) DOS TEMPOS MODERNOS]

 

Para o jovem Pallière as palavras do rabi Eliáhu Benamózegh fizeram todo o sentido. Pallière, por um lado, já descria das religiões bíblicas que pretendiam “substituir o judaísmo”, como se o judaísmo original, o dos 5 livros de Moshé, já não existisse mais. Mas, por outro lado, ele estava profundamente apegado à sua mãe e a seus parentes e amigos. Como poderia ele se separar de todos eles por converter-se ao judaísmo? E, além disso, ele se perguntava: se apenas a Fé Judaica é a verdadeira, por que D’US criou o não-judeu?
As palavras do rabi Benamózegh — que de acordo com a lei de Moshé, quando uma pessoa não-judia quer fazer a vontade do D’US de Israel, ela deve adotar o “pacto” [único] de D’US com a humanidade — tinha total sentido, em termos práticos e filosóficos. Pallière nunca tinha ouvido falar de uma religião que oferecia “a salvação” para os que não faziam parte dela. Nas outras fés é INCONCEBÍVEL esta alternativa. Para alcançar “a salvação” a pessoa tem de necessariamente passar por completo para essa religião e ser membro dela. Pallière se deu conta de que apenas a Fé Judaica [na verdade, a Fé da Torá] possui amplitude e convicção para oferecer tal alternativa. O rabi Benamózegh também disse a ele: “Se você se convencer disso (de que o futuro da raça humana está nesta fórmula {dos preceitos noaíticos}), você será muito mais valioso para Israel do que se você se converter à Torá de Israel, já que você se transformará em um instrumento da Divina Providência para toda a humanidade.”

A simples solução que o rabi Benamózegh apresentou é extremamente importante, especialmente em nossos dias onde tantos indivíduos não-judeus descobrem que, apesar de todos os enormes esforços que as outras fés têm feito durante séculos para eliminar o judaísmo e os judeus com O PROPÓSITO DE ASSIM JUSTIFICAR A SUA TEOLOGIA DA SUBSTITUIÇÃO, a Fé Bíblica Original — o Pacto universal —, na verdade, nunca foi substituída, e que, os antepassados judeus pagaram com suas vidas (perseguições, progroms e holocaustos) para manter esta verdade.
Aimé Pallière se tornou assim um ben-Noach, um observante da lei torânica de Noá (Noé).
[Leia mais em:
Uma Mensagem do Ben-Noach/Noaíta Aimé Pallière]
Pois bem, quais são essas sete leis de Nôach?

As veremos, graças a D’US, na próxima parte.

 

Nota (do Projeto Noaísmo Info):
¹ “Rabinos competentes”; “rabinos responsáveis”: o que significa, portanto, e, obviamente, que existem rabinos que são rabinos de verdade mas que são incompetentes e/ou irresponsáveis, como bem o explica o Rav Shimshon Bisker, de Israel:
Hoje em dia, o título rabino não necessariamente é usado para quem fez prova de rabinato [ordenação rabínica]. Todo aquele [um judeu de fato] que ensina Torá é chamado assim. O que é relevante é o que ensina. Tem pessoas com o título oficial de rabino que ensinam um monte de coisas erradas.”]

 

(O curso prossegue na próxima parte.)

 

Por Moré Chaim Reisner e Rabi Dr. Michael Schulman
Traduzido do inglês por Projeto Noaísmo Info: © Projeto Noaismo Info;
E por Rabi Yosêf Bittón
Traduzido do espanhol por Projeto Noaísmo Info: © Projeto Noaismo Info

© Chaim Reisner e Michael Schulman
© Rabi Yosef Bitton

© Projeto Noaismo Info

 

Clique aqui  Bnei Noach 2
Clique aqui
Bnei Noach 4

Dedicado a N.S.O.

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Noaismo.info

© Projeto Noaismo Info (Site Bnei Noach)