Bnei Noach e Tashlich

O Site Bnei Noach
Projeto Noaismo Info
(a-fe-originalnoaismo.info)
APRESENTA

Perguntas e Respostas ESPECIAL

 

Bnei Noach e a reza chamada Tashlich

 

Pergunta:
Bnei Noach podem recitar uma oração similar a do costume judaico de “Tashlich”?

Resposta:
O Rav Moshe Weiner, de Jerusalém, autor do The Divine Code, e o Rabino Supervisor da organização internacional Ask Noah International, responde:

“Alguns dos conceitos do serviço de “Tashlich”, e partes das orações, são relevantes para os Bnei Noach (noaítas). Eu preparei uma seleção das orações relevantes para Bnei Noach, que você encontrará abaixo. Um ben-Noach pode recitá-la individualmente ou em grupo.

A idéia principal de “Tashlich” é que quando uma pessoa reza este serviço, ela deve estar decidindo em seu coração que ela agora está renunciando aos seus caminhos pecaminosos anteriores, e que ela se arrepende deles e que agora ela vai seguir em frente dedidida a fazer o que é certo aos olhos de D’US.

A oração chamada “Tashlich” é dita apenas uma vez, durante o ano inteiro. O horário mais cedo para recitá-la é à tarde no primeiro dia de Rosh Hashaná. Mas pode-se recitá-la (apenas uma vez) em qualquer dia que lhe convenha a partir de então até o Hoshaná Rabá (o 7º dia de Sucot), até o pôr-do-sol desse dia.

Os judeus têm o costume de recitar as orações de “Tashlich” próximos de um corpo de água, como um mar (oceano), rio, riacho, lago ou lagoa. A razão simples para recitar o “Tashlich” perto da água é porque o nome “tashlich” em hebraico é mencionado em Micha (Miquéias) 7:19: “…VOCÊ [D’US] lançará [tashlich] nas profundezas do mar todos os seus pecados”.

Se não há tal corpo de água disponível, ou se a pessoa não pode ir a tal lugar, ou se simplemente ela prefere não fazê-lo por qualquer motivo, o mesmo simbolismo pode ser obtido recitando a oração de “Tashlich” ao lado de um poço (mesmo seco), ou ao lado de um recipiente de água, ou ao lado de uma torneira de água fria aberta (mas não em um banheiro, é claro).

Os judeus também têm o costume de, depois de dizer a oração de “Tashlich”, sacudir os cantos de sua roupa (como a camisa) ou sacudir alguns de seus bolsos. Isto é para nos lembrar de que temos que nos livrar dos pecados que cometemos no passado e não voltar a cometê-los.

Se um ben-Noach recita a seguinte versão de uma oração de “Tashlich” que é apropriada para Bnei Noach, ele pode opcionalmente fazer qualquer uma dessas coisas habituais, mas nem uma delas é obrigatória.

 

Aqui estão as partes do serviço de “Tashlich” que são relevantes para Bnei Noach recitarem:

 

(Salmo 33)

Justos, exultai no ETERNO! Àqueles de coração puro, cabe erguer cânticos de louvor. Rendei graças com o saltério e com a harpa. Entoai uma nova canção, com doçura, júbilo e exaltação, pois perfeita é a palavra do ETERNO, e fidelidade marca tudo o que faz.
ELE ama a retidão e a justiça; repleta está a terra da benignidade do ETERNO. Por sua palavra foram criados os céus e pelo sopro de SUA boca, tudo que nela existe.
ELE recolhe as águas como num vaso e junta as ondas nos abismos.
Que toda a terra saiba temer O ETERNO, assim como é temido por todos os habitantes do mundo.
Pois ELE falou e cumpriu; ordenou e assim se fez.
ELE frustra o projeto das nações e anula os intentos dos povos.
Os desígnios de SEU coração persistem para sempre e SEU conselho se mantém por todas as gerações.
Feliz é a nação que por seu D’US tem O ETERNO e o povo que ELE escolheu por SUA herança.
Do alto, olha o ETERNO e divisa todos os filhos dos homens. De SUA habitação, a todos os habitantes da terra dirige SEU olhar. ELE analisa os corações de todos e prescruta todas as suas obras.
Não há rei que só por seu grande exército alcance vitórias, nem poderosos que só por força se possam livrar de todos os males. Não asseguram vitória os cavaleiros, nem mesmo por sua robustez a salvação. Os olhos do ETERNO fitam os que O temem, e dão atenção aos que esperam por SUA benevolência, para livrar da morte suas almas e sustentá-las em tempos de escassez.
Nossa alma espera pelo ETERNO. ELE é o nosso amparo e nosso Escudo, pois NELE se alegrará nosso coração, já que em SEU santo NOME depositamos nossa confiança.
Derrama sobre nós TUA bondade, ó ETERNO, em proporção às esperanças que só em TI depositamos.

(Isaías 11:9)
Não farão mal algum nem destruirão em todo o MEU santo monte, pois a terra estará cheia do conhecimento do ETERNO, como as águas cobrem o mar.

Lembra-TE de nós para a vida, REI que deseja a vida; inscreve-nos no Livro da Vida por TUA causa, ó D’US vivo. Que tenhamos o mérito de alcançar o arrependimento, pois TUA destra está estendida para receber os penitentes. Rasgue o mal [aspecto] do veredito decretado contra nós; que nossos méritos sejam declarados diante de TI, e que TU tenhas paciência para conosco para o bem.
Amên!

(Salmo 19:15)
Possam as palavras de minha boca e a prece de meu coração serem aceitas por TI, ó ETERNO, minha Rocha e meu Redentor.”

© Rav Moshe Weiner
Traduzido do inglês por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Site Bnei Noach Projeto Noaismo Info