Bnei Noach e barba

O Site Bnei Noach,
a-fe-original-·-noaismo.info
(Projeto Noaismo Info),
APRESENTA

 

Perguntas e Respostas

 

Bnei Noach e barba

 

Pergunta:
Eu tenho uma pergunta.
Pode um Ben Noach raspar a barba como quiser, total ou parcialmente, e moldá-la (por exemplo, deixar apenas o bigode ou o cavanhaque)? Ele também pode raspar os lados da cabeça? Ele pode deixar crescer peyots (como alguns hassídicos)?
Há algum mérito em deixar a barba crescer ou é apenas opcional?

Resposta:
O Rabino Orientador do Projeto Noaísmo Info, o Rav Shimshon Bisker, de Israel, responde:

“As proibições de raspar barba recai unicamente sobre o Povo de Israel. Portanto, o ben Noah pode deixar apenas o bigode, cavanhaque, e pode raspar os lados da cabeça, não tem nenhum problema.

Se quiser deixar barba e peiót, não é proibido, porém, não é aconselhado. Ele também deve tomar certos cuidados; veja o vídeo que gravei sobre “dicas para os bnei noach”.

Se quiser deixar barba, basta deixar uma barba pequena (número dois ou três de uma máquina de cortar cabelo). Mas, se for parecer com um integrante de Israel, é melhor não, pois pode gerar mal-entendidos em questão à conduta que tocam em temas da halachá. E, mesmo se um ben Noah deseja fazer por certo período, não é necessário que siga fazendo sempre.

Em relação aos méritos, como em qualquer preceito que não é obrigatório, ele receberá o mérito de desejar fazer a Vontade de Hashem. Mas, se não o faz por motivo de não querer gerar algum problema, como, por exemplo, gerar chilul Hashem (profanação do NOME de D’US) quando tem a aparência de um judeu e não cumpre as Leis como deveria, então, receberá méritos por não fazer. Essa regra é importante e deve ser divulgada.”

© Rav Shimshon Bisker
© Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Projeto Noaismo Info (Site Bnei Noach)