Perguntas e Respostas Especial: Bnei Noach e Rosh Hashaná (Shofar)

Bnei Noach e o Toque do Shofar

Perguntas & Respostas

 

Perguntas:

Bnei Noach (noaítas) são obrigados a ouvir o toque do Shofar em Rosh Hashaná?
Bnei Noach podem ou devem tocar o Shofar?
Bnei Noach podem ouvir o toque do Shofar em vídeo ou áudio?
Há um horário específico para Bnei Noach ouvirem o toque do Shofar?
Bnei Noach devem ou podem ir a uma sinagoga para ouvir o toque do Shofar?

 

Respostas:

Gentilmente dadas pelo Rabi Dr. Michael Schulman, diretor e dono da Organização Internacional, Ask Noah International, especialmente para o Projeto Noaismo Info.

 

Os judeus observantes têm o costume de ouvir/tocar o shofar durante todos os dias do mês de Elul (exceto em seus dias de shabat. E não no último dia de Elul, a fim de fazer separação entre o costume e o mandamento real em Rosh Hashaná).

Um gentio/noaíta não deve tocar um shofar em Rosh Hashaná, porque esse é um mandamento ritual apenas para judeus.

Tudo bem se um ben-Noach (noaíta) quiser ouvir o toque do shofar em Rosh Hashaná (porque ouvir é passivo, não ativo), mas não é um mandamento para ele, então ele não deve fazer nenhuma bênção para isso — nem se ele ouvir pessoalmente, nem se ele ouvir um áudio. (Para judeus, ouvir um áudio não cumpre o mandamento e, de qualquer forma, um judeu seria proibido de tocar o shofar em Rosh Hashaná enquanto realiza uma gravação de áudio, então eu recomendo que um noaíta não deve ouvir um áudio AO VIVO de um judeu tocando o shofar em Rosh Hashaná.)

Se um noaíta quiser ir a uma sinagoga ortodoxa para ouvir o shofar pessoalmente, espera-se que a sinagoga esteja MUITO lotada e, em algumas sinagogas, os congregantes têm de pagar com antecedência para reservar uma cadeira para sentar-se, de modo que pode haver espaço apenas para pessoas em pé. Mas este ano, infelizmente, algumas sinagogas estão optando (ou são forçadas pelo governo) a admitir apenas pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19. Além disso, a segurança agora é muito rigorosa nas sinagogas durante os grandes feriados, então pode haver seguranças armados ou desarmados checando as pessoas que entram, e as pessoas da congregação podem ficar muito nervosas com estranhos (especialmente não-judeus) que vêm para o serviço. Portanto, o conselho para um noaíta seria contatar a sinagoga (ou o Rabino diretamente) antes de Rosh Hashaná, para obter a permissão do Rabino para vir ao serviço. Uma maneira mais conveniente para um noaíta ouvir o shofar em Rosh Hashaná seria descobrir quando e onde o Centro Chabad local irá tocar o shofar em locais públicos (parques etc.). Mas se você quiser ouvir uma gravação, há uma feita no site. Está no final da curta lição de áudio:
https://asknoah.org/audio/rosh-hashanah-the-new-year .

Se preferirem ouvir o estimado Rabi Eliahu Hasky, do Torá Com Você, tocando o shofar, acessem:
https://a-fe-original–noaismo.info/2021/09/06/o-toque-do-shofar-para-bnei-noach-ouvirem-no-rosh-hashana/  .

Qualquer hora entre o nascer e o pôr do sol é o momento para um judeu observar o mandamento de ouvir um shofar em Rosh Hashaná; acontece de ser incluído como parte do serviço judaico da oração matinal. Não há obrigação de um noaíta ouvir o toque do shofar. O benefício para um noaíta pode ser SE ouvir isso o motivará a realizar o arrependimento.

 

Agradecemos ao Rabi Dr. Michael Schulman da Ask Noah International por responder exclusivamente para o Projeto Noaismo Info estas perguntas e dúvidas de muitos Bnei Noach.

 

Para aprender mais e outros detalhes sobre Bnei Noach e Rosh Hashaná, não deixe de conferir as duas lições especiais do Curso Bnei Noach:

https://a-fe-original–noaismo.info/curso-bnei-noach-parte-18-especial-de-rosh-hashana/ ;

https://a-fe-original–noaismo.info/curso-bnei-noach-parte-19-especial-de-rosh-hashana-2/ .

Boas aulas!

Um Shaná Tová Umetuká para todos os leitores do site Bnei Noach Projeto Noaismo Info.

 

Por Rabi Dr. Michael Schulman e Projeto Noaísmo Info

© Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Projeto Noaismo Info (Site Bnei Noach)