A Fé da Torá (Judaica/Noaítica), Conhecendo O CRIADOR (D'us), Guia Bnei Noach, Perguntas & Respostas (e Guia Bnei Noach)

O que significa estar sob as asas da PRESENÇA DIVINA?

orgulhosamente apresenta:

EM HOMENAGEM AO MORÉ SR. CHAIM REISNER, O FUNDADOR DA ORGANIZAÇÃO ASK NOAH INTERNATIONAL, PELO UM ANO DE SEU FALECIMENTO, E EM HOMENAGEM AO REBE PELO SEU 119° ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO

 

Estar sob as asas da Shechiná

 

Atenção:
Nas palavras transliteradas, o “ch” tem som de “RR”: Charán.
Nas palavras transliteradas, o “sh” tem som de “CH”: Shechiná (shechiná, lê-se cherriná); Rashi; Moshe.

 

Pergunta:
O que significa estar “sob as asas da Shechiná”?

 

Resposta:
Vejamos a explicação de Rashi sobre Gênesis 12:5. Mas antes, vejamos o que diz Gênesis 12:5:
“E Avram tomou Sarai, sua esposa, e Lot, seu sobrinho, e todos os seus bens que eles tinham adquirido e todas as pessoas que eles fizeram em Charán, e partiram em direção à terra de Canaan. E eles chegaram à terra de Canaan.”

Rashi explica o significado midráshico da frase “e todas as pessoas que eles fizeram em Charán“:
“Aqueles que ele (Avram) introduzira sob as asas da Shechiná — PRESENÇA DIVINA.
Avraham convertia os homens, e Sarai as mulheres. Assim, as Escrituras atribuem a eles (o mérito), como se eles os houvessem feito.”

Isto foi antes da Torá ser dada no Monte Sinai, quando os israelitas se tornaram o povo judeu, então a “conversão” referida por Rashi significa que Abraham e Sara convenceram muitas pessoas em sua cidade natal de Charán a rejeitar a idolatria e a aceitar e seguir o Único D’US Verdadeiro, e essas pessoas foram inspiradas a se tornarem seus seguidores. Abraham e Sara não apenas ensinaram seus seguidores a acreditar no Único D’US, CRIADOR do Céu e da Terra, mas também a observar os Sete Mandamentos que D’US ordenou através de Noá. Em termos simples, estas pessoas se converteram em gentios justos — pessoas não-judias que elevaram suas almas. Com esta fé e obediência a D’US, elas mereceram receber bênçãos e ter uma estreita ligação com A PRESENÇA DIVINA de D’US (a Shechiná), e ganhar recompensa espiritual neste mundo e em sua vida após a morte. O termo eufemístico para este avanço espiritual é estar “sob as asas da Shechiná”.

O Lubavitcher Rebe expôs em uma palestra:
“Falando de Avraham e Sarah, a Torá se refere às “pessoas que eles fizeram em Charán”. Rashi explica que se diz que eles “fizeram” as pessoas, “pois eles as introduziram sob as asas da PRESENÇA DIVINA (a Shechiná)”. Avraham “convertia” os homens, e Sarah “convertia” as mulheres. A Escritura considera isto como se eles as tivessem “feito”.
Rashi não diz “conversão ao Judaísmo”, pois este é um fenômeno que começou apenas depois da revelação da Torá (no Monte Sinai). Em vez disso, ele enfatiza, “eles as introduziram sob as asas da PRESENÇA DIVINA”. Isto também explica por que o Targum Onkelos (a tradução aramaica) traduz o versículo como: “aqueles que eles fizeram subservientes à Torá[*]”, e não “aqueles que eles converteram”.” [Enquanto o Rabi Moshe Wisnefsky traduz:
“Os seguidores que eles tinham persuadido a aceitar o monoteísmo”. Observação do Projeto Noaísmo Info.

* A Torá das Sete Leis — as Leis Noaíticas.]

 

Por Organização Internacional Ask Noah (que reconhece e aprova o Projeto Noaísmo Info)
Traduzido por Projeto Noaísmo Info

© Ask Noah International
© Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Noaismo.info

https://a-fe-original–noaismo.info/site-bnei-noach-copyright/

Padrão