Bnei Noach (AS MULHERES) e o cobrir o cabelo

O Site Bnei Noach,
a-fe-original-·-noaismo.info
(Projeto Noaismo Info),
APRESENTA

 

Perguntas e Respostas

 

As Mulheres Noaítas (Bnei Noach) e o cobrir o cabelo

 

Pergunta:
Aqui no brasil tem um rabino que realmente impõe que as mulheres Bnei Noach (sim, gentias) cubram o cabelo (com lenço) e ainda mais, por todo o tempo, independentemente de se está em casa ou na rua, de se está sozinha ou com alguém.

Seguindo um outro rumo, já a Organização Internacional Ask Noah apenas orienta que SERIA bom se as mulheres Bnei Noach casadas retornassem ao antigo costume de ao sairem de casa cobrirem seus cabelos com um chapéu.

A questão é: As mulheres noaítas devem cobrir o cabelo ou não? Se sim, com o que, e em quais momentos ou o tempo todo? Só as casadas ou todas?
Ou simplesmente nem uma mulher noaíta tem de cobrir o cabelo com nada e hora alguma?

Resposta:
O Rabino Supervisor do Site Bnei Noach Projeto Noaísmo Info, o Rav Shimshon Bisker, de Israel, responde:

“Quanto às mulheres bnei Noach cobrirem o cabelo, não é necessário. Está explicitamente escrito na Halachá (Lei Judaica) que é costume das mulheres do povo de Israel cobrir o cabelo. Essa é uma lei que compromete somente as mulheres do povo de Israel. Não me parece bom exigir algo de alguém que não são obrigados. Portanto, tanto as bnei Noach solteiras quanto as bnei Noach casadas não precisam cobrir o cabelo em absoluto, somente se vestir e se comportar de forma recatada de acordo com o costume do local onde vivem.

Um ben-Noach ou uma bat-Noach não deve querer parecer e agir como judeu ou judia (como, por exemplo, o homem usando Kipá ou a mulher cobrindo todo o cabelo com lenço); e existe uma pressão errônea sobre esse tema. Essa é a verdade.
De fato, não é bom e não se deve passar por judeu. Devemos desestimular essa conduta, porém, cabe aos integrantes de Israel orientarem os Bnei Noach corretamente, sim, cabe aos próprios judeus não estimulá-los ou incentivá-los e não gerarem nos Bnei-Noach a sensação de obrigação.

O mesmo em relação aos rituais judaicos[*], cabe aos judeus não gerarem nos Bnei-Noach a sensação de serem obrigados ou algo assim. Os Bnei-Noach têm de entender que eles não têm porque quererem fazer algo que não é parte de sua função.
No caso de se parecer com judeu, então, a orientação deve ser mais forte, pois pode gerar Chilul Hashem (profanação do NOME de D’US).

De passagem, inclusive, já houve casos em que me pediram para mudar Leis para obrigar Bnei-Noach a coisas que não são obrigados. É claro que eu neguei. Disse que as coisas podem ser explicadas com respeito, porém, não podemos mudar o que recebemos de Hashém.”

* Shabát, Cashrút, Netilát Iadaim, dias de jejum, festividades (Ióm Tov), Tsitsít etc.

© Rav Shimshon Bisker
© Projeto Noaismo Info

Ainda sobre se parecer judeu, veja o que o Rav Shimshon Bisker disse quanto à méritos em

Bnei Noach e barba

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Projeto Noaismo Info (Site Bnei Noach)