A Fé da Torá (Judaica/Noaítica), Bnei Noach, Judaísmo

Boas Qualidades

A Fé Original: Noaismo.info

O Site Bnei Noach

 

B”H

 

Boas Qualidades

 

Disseram nossos sábios:

“Se não há educação, não há Torá.” Os comentaristas explicaram que isto se refere às boas qualidades e à formação ética. Se não há boas qualidades, a Torá não está completa, já que as pessoas não estão refletindo-a bem.

 

Disse Rabi Shemuel bar Nachmaní que é mais importante a educação do que a Torá, já que a educação antecedeu a Torá vinte e seis gerações, como está escrito: “…para cuidar do caminho da árvore da vida”, o caminho se refere às boas qualidades, a árvore da vida se refere à Torá.

 

Disse Elishá ben Abuiá:

“Uma pessoa que realiza boas ações e estuda muita Torá se parece com quem constrói uma casa com pedras nos fundamentos e tijolos acima. Ainda que venha uma corrente muito forte não poderá derrubar a parede. Mas uma pessoa que não pratica boas ações e estuda muita Torá se parece com quem constrói os fundamentos com tijolos e a parte de cima com pedras grandes. Então (vem) um pouco de água e a derruba.”

 

Declara o Talmúd:

“Quem estuda Torá e não cumpre o que estuda, é preferível que não tivesse nascido, já que o principal não é o estudo e sim a prática.” Há muitas pessoas que aparentam ter bons modos, que se conduzem com educação exteriormente para ficarem bem na sociedade, mas que falta-lhes educação interna. A realidade é notada em suas casas, onde se comportam com uma total falta de educação ou boas qualidades.

 

A educação se absorve da Torá e não é simplesmente uma conduta que se exterioriza dizendo perdão ou grato. Existem pessoas “educadas” a quem falta a interiorização, já que estudam Torá mas (na verdade) carecem de Torá.

Ensinamentos do Rabí Ovadiá Yosef.

 

Por © Projeto Har Hamoriáh, Rabi Ashér Cácua, Ieshivá Pirchêi Shoshaním Colômbia.

© Traduzido e editado por Noaismo.info.

https://a-fe-original–noaismo.info/copyright/

Padrão