Não há necessidade de um não-judeu converter-se ao Judaísmo para desfrutar um relacionamento pessoal com D’us

Perguntas & Respostas

 

Por pt.chabad.org e por Rav Shimshon Bisker

 

Pergunta:
Não sou judeu. Compartilho da crença judaica em D’us. Preciso me converter? Posso me converter, se assim desejá-lo?

 

Resposta:
Você precisa ser judeu para ir para o Mundo Vindouro?
Não.

A crença em D’us, embora seja uma contribuição judaica, de forma alguma é monopólio dos judeus. Toda a humanidade deve crer em D’us (esta é a primeira Lei de D’us para os Descendentes de Noá — Noé —) e, na verdade, o Judaísmo encoraja esta crença. Não existe “crença judaica” em D’us – há um único D’us no qual os judeus crêem e ensinam todos a acreditar.

Além disso, D’us deu a Torá, com suas 613 mitsvót (mandamentos), ao povo judeu. No entanto, ELE também deu aos povos não-judeus um código moral paralelo que complementa a Torá: as Sete Leis de Nôach (Shéva Mitsvót Nôach). ELE espera que todos seres humanos e sociedades vivam segundo este código.

As sete categorias gerais do Código são: 1) Não matar. 2) Não roubar. 3) Não cometer adultério ou incesto. 4) Não blasfemar. 5) Não comer o membro de um animal enquanto este está vivo. 6) Não adorar ídolos e 7) Estabelecer um sistema de justiça.

Os Sábios [judeus] nos dizem que um não-judeu que cumpre estas leis tem as mesmas recompensas no Mundo Vindouro que um judeu que cumpre as 613 mitsvót. Portanto, não há necessidade de um não-judeu converter-se ao Judaísmo para desfrutar um relacionamento pessoal com D’us.

Se, no entanto, um não-judeu deseja converter-se ao Judaísmo, ele ou ela pode fazê-lo passando pelos mesmos processos que o povo judeu passou quando se tornou judeu, isto é: 1) Circuncisão (no caso de homens); 2) Imersão no micvê para a conversão; 3) Aceitar e cumprir as 613 mitsvot na sua totalidade. Tudo isso deve ser feito na presença de uma autêntica Corte Rabínica (i.e., ortodoxa).

Porém independentemente da fé, estamos todos no “time de D’us”, e o “esporte” que estamos jogando é tornar este mundo um local melhor. No Judaísmo, não há ser humano que não tenha seu lugar, propósito ou importância.

Que cada um faça sua parte!

Por pt.chabad.org


 

Pergunta:
Parece que eu tenho origem judaica. Assim escuto dos meus familiares. Também acredito em D’us e que ELE entregou a Torá para o povo de Israel. Contudo, eu sinto, devido a minha suposta origem, um sentimento de culpa por não me converter ao judaísmo.
Sou obrigada a me converter?

Outra pergunta: O mundo vindouro depende da conversão?

 

Resposta do Rabino Consultor do Projeto Noaísmo Info, o Rav Shimshon Bisker, de Israel:
Várias pessoas me perguntam sobre esse tema.

Cumprir as Leis de Noach garante à pessoa uma porção no mundo vindouro. Não há necessidade da conversão para conquistá-lo. O judaísmo não é uma religião que busca conversões — esta é uma das diferenças essenciais entre os princípios verdadeiros [os bíblicos, os da Torá] e os princípios inventados pelos humanos.

A Torá é uma oportunidade! Ou seja, a oportunidade da pessoa se conectar com O CRIADOR e usufruir desta conexão por toda a eternidade. Esta oportunidade é oferecida a qualquer um que queira se aproximar DELE, sem a necessidade da conversão.

A verdade está na Torá e a verdade está “servida” a quem quiser encontrá-la. A Torá foi entregue para toda a humanidade. Ela explica as Leis de Noá (as sete Leis universais) e como cumpri-las. Portanto, qualquer ser-humano, de qualquer povo, está convidado à desfrutar do mundo vindouro através destes princípios básicos.

Por Rav Shimshon Bisker

© Rav Shimshon Bisker
© Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Noaismo.info

© Projeto Noaismo Info (Site Bnei Noach)

 

Veja também

https://a-fe-original–noaismo.info/como-o-bnei-noach-serve-hashem-conversao-ao-judaismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.