Isaías 53 trata de quem? – Parte 2

A Fé da Torá abrange as Fés Judaica e Noaica, as quais são, na verdade, uma e a mesma Fé

 

■ ATENÇÃO: MATÉRIA ATUALIZADA ■

 

Graças a D’US, vimos na parte 1 a explicação do Rabi Tovia Singer sobre a quem o Profeta judeu Ieshaiáhu, Isaías, se refere no Capítulo 53 — Isaías 53 trata de quem? .
Nesta parte 2, acompanharemos o nosso querido Rabi, o Rav Shimshon Bisker, de Israel, o Rabino Consultor do Projeto Noaísmo Info, explicando sobre Isaías capítulo 53. E para acompanharmos a explicação do Rav Shimshon Bisker, leiamos
a tradução portuguesa “fiel ao original hebraico” feita por David Gorodovits e Jairo Fridlin (Bíblia Hebraica, Editora e Livraria Sêfer), com algumas notas explicativas adicionadas ao texto por nós do Projeto Noaismo Info MAS revisadas pelo Rav Shimshon Bisker.

 

Ieshaiáhu (Isaías)

52:13-15

Eis que há de prosperar MEU servo (o povo de Israel); será exaltado e há de se elevar bem alto. Assim como antes [no tempo do exílio] multidões ficavam estarrecidas ao vê-lo, (dizendo:) ‘Sua aparência está desfigurada e não parece humana sua forma’, assim muitas nações admirar-se-ão depois [no tempo da redenção] e reis (os líderes das nações — representando elas próprias) se calarão perante ele porque verão o que jamais lhes fora previsto e perceberão o que nunca haviam escutado:

53:1-12

“Quem teria acreditado no que nós (os reis ou líderes das nações) ouvimos, e para quem foi revelada a ação de [HaVaYaH]? Porque ele (o povo de Israel) brotou como planta tenra e como raiz em terra seca. Não tinha nem forma nem beleza; era visível que não tinha boa aparência; quem o apreciaria? Foi depreciado e abandonado por todos, como uma pessoa atormentada e constantemente enferma, como alguém de quem (nós líderes gentios) escondemos nossa face, sendo desprezado e desconsiderado. Na verdade, eram os nossos sofrimentos (de nós líderes gentios e nossas nações) que (Israel) suportava (ou seja, na verdade, nós líderes gentios e nossas nações impúnhamos sofrimentos a Israel), e as dores que o oprimiam, mas nós (líderes gentios) o considerávamos um ser aflito, golpeado e ferido por D’US. Ferido estava (Israel), porém, por nossas transgressões (dos líderes gentios e de suas nações); e oprimido por nossas iniquidades (das nações e de seus líderes); seu penar era para o nosso (de nós líderes gentios e nossas nações) benefício e, através de suas chagas (seu exílio), fomos (nós as nações e seus líderes) curados. Todos nós (gentios), como ovelhas (sem um pastor), nos desencaminhamos (do Noaísmo da Torá). Cada qual (de nós gentios) voltou-se para seu próprio caminho (religioso — inventamos religiões —) e (somente) sobre ele (Israel) fez [HaVaYaH] recair a iniquidade de todos nós (gentios).”
(Israel) foi oprimido e afligido, mas calou e não se pronunciou. Como cordeiro que é levado para a matança, e como ovelha que fica muda ante seus tosquiadores, não abriu sua boca. Com opressão e juízo iníquo foi aprisionado; acaso alguém (dos reis ou líderes das nações) argumentou para com sua geração: “Ele (Israel) foi exilado da terra dos vivos pela transgressão [da minha nação], e por isso recebeu esse duro golpe?” E seu túmulo foi feito entre os dos malévolos, e sua tumba feita pelos poderosos, embora não tivesse praticado violência nem houvesse mentira em sua boca. Contudo, aprouve a [HaVaYaH] oprimi-lo para testar se sua alma se ofereceria como restituição, para que pudesse ver prolongados os dias de sua semente, e sentir prosperar, por seu intermédio, os desígnios de [HaVaYaH]. Ele percebeu o propósito e aceitou o sofrimento de sua alma. Por esta compreensão, fez reconhecer o Justíssimo perante todas as nações, suportando as iniquidades delas. Por isto, das nações separarei para ele uma porção e entre os poderosos receberá despojo, porque expôs sua alma à destruição e se deixou enumerar entre os transgressores, pois mesmo suportando os pecados de tantos (de multidões gentias), intercedeu [por estes] transgressores (gentios).

© Bíblia Hebraica, por David Gorodovits e Jairo Fridlin, baseada no Hebraico e à luz do Talmud e das Fontes Judaicas, Editora e Livraria Sêfer

— Expressamente autorizado ao Projeto Noaismo Info pela Editora e Livraria Sêfer.

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Projeto Noaismo Info

© Projeto Noaismo Info (Site Bnei Noach)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.