7 Leis/Laws/Leyes, A Fé da Torá (Judaica/Noaítica), Bnei Noach, Perguntas & Respostas (e Guia Bnei Noach)

Exceto as Sete Leis de Noé, pode um não-judeu observar Mitsvot?

Exceto as Sete Leis de Noé, pode um não-judeu observar Mitsvót judaicas?

 

Por Rabi Naftali Silberberg (Chabad) e AskNoah.org

 

Os Noaítas ou Bnei Noach [Filhos de Noá, isto é, os não-judeus que servem Hashém, O D’US da Torá] são ordenados apenas na observância das Sete Leis Noaíticas. [Porém, como o próprio Rebe explica, as chamadas Sete Leis de Noé são, na verdade, Sete Categorias de Leis de Noé. Ele disse:
“Refiro-me às Sete Categorias Divinamente ordenadas de leis e princípios morais que foram dadas a Noé e seus descendentes pelo CRIADOR e MESTRE do mundo, ou seja, toda a humanidade. É, portanto, obrigação de todos, especialmente nos dias de hoje, promover as ditas leis morais ordenadas pelo ONIPOTENTE.”] Portanto, apesar das Sete Leis básicas, — a AskNoah.org explica que — “eles [os Bnei Noach] também têm permissão para cumprir qualquer uma das 613 mitsvót judaicas da Torá — tais como: fazer caridade, honrar os pais, cumprir os votos, não enganar os outros, rezar a D’US, arrepender-se e fazer restituição, não odiar os outros, não se vingar, não guardar rancor etc. — por causa de um benefício que isso trará às suas vidas, ou às vidas de outros, ou às suas sociedades[*].” [Em outras palavras, todas as Mitsvót Mishpatím — Leis Morais. O Rebe explicou:
“Mishpatim são as mitsvót que apelam à razão, tais como as proibições contra o roubo e o assassinato. Mishpatim são aqueles mandamentos que o intelecto humano e a responsabilidade social exigem e prescrevem; se a Torá não nos ordenasse realizá-las, teríamos optado por estabelecer estas leis por conta própria.”

 

* Segundo o Rabi Maimônides, literalmente “receber algum benefício tangível para si próprio ou para a sociedade.” Sobre isso, o Rebe explicitamente disse:
“O judeu deve contar ao não-judeu sobre sua obrigação de observar as Sete Leis Noaíticas — e o mérito e recompensa que o não-judeu recebe por esta observância tanto neste mundo quanto no Mundo Por Vir.”]

 

Um não-judeu pode observar as leis da cashér (apenas no sentido de se certificar de que o abate do animal foi de acordo com a Lei Noaítica) e rezar em uma sinagoga, se é isso o que ele/ela deseja.

Um não-judeu pode fazer a maioria das mitsvót da Torá, mas não todas elas. Todas aquelas mitsvót que constituem um sinal entre D’us e os judeus [as Mitsvót Edot — Leis Rituais*] (como Tefilin, Mezuzá, Shabat, …) não devem ser observadas por um não-judeu.

 

[* O Rebe explicou:
“As eidót celebram os eventos da história judaica. Eidot/Testemunhos são aqueles mandamentos  que não têm nenhuma lógica independente, e se não fosse pelo decreto de D’US, estas mitsvót não teriam sido pensadas, nem teríamos optado por observá-las por conta própria.” Ou como explicado pelo Rabi Yosef Loebenstein:
“Eidut significa literalmente testemunho, referindo-se àqueles mandamentos que testificam e são sinais do relacionamento especial de D’US com os judeus. Como explicitamente registrado na Torá: [veja, por exemplo] Shemót 31:13; Vaicrá 23:42-43.”
]

 

Além disso, um não-judeu só deve estudar aquelas partes da Torá que são de relevância universal — ou seja, que afetem a sua observância das Sete Leis Noaíticas[*]. Isto inclui o estudo de tópicos que aumentem o conhecimento nas áreas de moralidade, teologia e caridade[**]. Veja http://www.asknoah.org/ (em inglês).

 

[* Veja o parágrafo 40 — contando todos os parágrafos sem exceções, i.e., mesmo com suas notas (o § 40 começa dizendo: “no Shulchan Aruch dos Bnei Noach, o livro hebraico Sheva Mistvot Hashem, ou, The Divine Code, em inglês, publicado pela Ask Noah International”…) — da página: https://a-fe-original–noaismo.info/site-bnei-noach-por-que-ser-bnei-noach-quem-e-bnei-noach/site-bnei-noach-por-que-ha-discordancia-entre-os-proprios-rabinos-sobre-a-pratica-noaica/   .

 

** E para o esclarecimento de que quando se diz que os Noaítas (Bnei Noach) não devem estudar certas partes da Torá isto significa que, neste caso, a palavra Torá está se referindo ao estudo Talmúdico ou Haláchico das matérias que correspondem exclusivamente ao serviço judaico, não aos Cinco Livros de Moisés ou ao Tanách, veja

https://a-fe-original–noaismo.info/site-bnei-noach-que-e-tora-no-judaismo-e-no-noaismo/   .

 

Leia também o artigo

Mandamentos para os judeus e mandamentos para os Bnei Noach

 

.]

© AskMoses.com
© Rabi Naftali Silberberg
© Ask Noah International
Traduzido do inglês por Projeto Noaismo Info: © Projeto Noaismo Info

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Noaismo.info

https://a-fe-original–noaismo.info/site-bnei-noach-copyright/

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.