Asher Iatsár (bênção)

A bênção Ashér Iatsár

 

Segundo a Organização Ask Noah International e segundo o nosso Rabino Consultor do Projeto Noaísmo Info, o Rav Shimshon Bisker (responsável pelo Curso Completo Para Bnei Noach), é apropriado aos Bnei Noach recitarem a berachá (bênção) Ashér Iatsár.

 

O que é e como é a bênção Asher Iatsár?

 

(Texto extraído da revista INFORMATIVO BC NEWS, S. Paulo, fevereiro 2016, nº48 (384), página 23.)

 

“CORPO: O INVÓLUCRO DA ALMA

Vivemos e respiramos com naturalidade. Muitas vezes nos esquecemos, em nosso dia a dia, de parar para agradecer a importância dos detalhes. Então vem a Torá nos lembrar de que há mitsvot (mandamentos) e agradecimentos que devemos pronunciar, desde nosso despertar pela manhã, até a hora de deitar. Diversas vezes ao dia vamos ao banheiro, mas muitos desconhecem uma bênção que deve ser pronunciada após utilizá-lo. Sério? Sim, existe uma bênção de gratidão, Asher Iatsár, para todas as vezes em que fazemos nossas necessidades básicas, fisiologicamente vitais. Pois todo nosso corpo é sagrado. Ele é o invólucro de nossa alma, tudo que ocorre com ele e em torno dele é sagrado, é obra Divina.

(Veja a oração acessando o link abaixo)

Ao acordarmos abrimos nossos olhos e tomamos consciência de um dos maiores milagres do universo: o nosso corpo físico. Ele possui órgãos e vasos com perfeito acabamento, minuciosamente projetados para funcionarem juntos, em total harmonia. A sensação de estarmos saudáveis, descansados e revigorados para enfrentar mais um dia para viver uma vida física com saúde nos faz evocar a gratidão que sentimos pelo Criador. O “simples” processo de respiração, digestão, e demais funções naturais de nosso corpo são milagres articulados pela sabedoria Divina: raramente pensamos neles, a não ser quando apresentam falhas, provocam dor ou deixam de funcionar. Seríamos ingratos se tomássemos esses milagres como obra do acaso, sem agradecer a D’us por Seus cuidados, sem compartilhar nossa gratidão “Àquele que cura toda a carne”. Essa bênção, que é recitada ao lavar as mãos após sair do toalete, é uma atitude judaica com o corpo humano, conservado limpo e sagrado. Na constituição física não podemos colocar órgãos altos e baixos, essenciais e secundários, todos se conectam e são essenciais à nossa saúde e vitais à sobrevivência. Nossos sábios ficavam maravilhados com o corpo humano e expressavam isso com palavras semelhantes a estas, contidas nesta bênção. Segundo o sábio Rabi Tanhuma: “Um balão inflado, se tiver um furo do tamanho da ponta de uma agulha, perderá todo seu ar; mas o corpo humano é repleto de aberturas e, no entanto, nunca perde o sopro da vida”. Portanto, essa simples berachá (bênção) de Asher Iatsár expressa nosso reconhecimento e gratidão a D’us por Suas obras maravilhosas, entre elas, um corpo saudável e em pleno funcionamento.

 

Veja outras bênçãos e orações para o dia a dia no Guia Bnei Noach de Bênçãos e Orações com a revisão e a aprovação do, e recomendado pelo, Rav Shimshon Bisker, de Israel

https://a-fe-original–noaismo.info/2017/09/09/guia-de-bencaos-e-oracoes-diarias-para-os-bnei-noach/

Site Bnei Noach (BRA)_Bnei Noach_Filhos de Noé_Leis Universais_Noaismo.info

© Projeto Noaismo Info (Site Bnei Noach)

 

E para quem tem crianças, adquira gratuitamente em PDF, O GUIAZINHO, bênçãos para as crianças noaítas/Bnei Noach, com a co-produção do Rav Shimshon Bisker, em

https://a-fe-original–noaismo.info/o-guiazinho-um-livreto-para-as-criancas-bnei-noach/